O nome é parte fundamental da identidade de uma marca, e um processo de naming bem estruturado pode influenciar no sucesso do projeto.
Cada vez mais, as marcas estão tendo necessidade de se diferenciar no mercado. A concorrência agora é global, e sua marca tem que se destacar no meio de muitas outras, sejam elas de perto ou de longe.
E como um nome pode ajudar nisso?
Digamos que Maria vai abrir um novo negócio e escolha um nome legal, que identifique bem sua marca. Mas Maria não parou para se perguntar quantas marcas com esse nome já existem. Na maior parte das vezes, a resposta é: MUITAS. E isso pode ser a diferença para se destacar frente a futuros clientes.
Assim como um bom nome pode ajudar a diferenciar, um nome não tão bom pode atrapalhar no reconhecimento da marca pelos seus consumidores, sendo mais uma trava para um possível crescimento.
Por isso, um nome bem pensado é muito mais que importante: é estratégico.
Apesar de estratégico, muitas empresas deixam de se destacar no mercado por terem um nome muito longo, complexo ou difícil de lembrar.
Nomes devem ser únicos, fortes, marcantes e memoráveis.
Considerando também que o nome é o primeiro contato que o público tem com a marca, é importante que ele contenha sua essência, mesmo que de forma subjetiva.
Acho que dá para perceber que criar um nome não é tão fácil assim, né?
Mas não se preocupe, é para isso mesmo que existe o naming.
Uma boa metodologia de naming pode auxiliar no processo de criação e de escolha de nomes expressivos que transmitem a personalidade e os valores da marca.
Mas vamos começar pelo começo: O que é naming?
naming s.m. /neymin/
palavra da língua inglesa usada para denominar o processo de dar um nome a alguma coisa ou alguém.
No design, naming se refere a criação de nomes para empresas, produtos, eventos ou serviços.

O processo de criar um bom nome pode, muitas vezes, ser caótico.
Por isso, existem diversos métodos que podem ser utilizados para auxiliar na criação e estruturação desse processo, tornando-o mais assertivo.
Depois de várias experiências e muitas pesquisas, adaptamos as diversas técnicas que encontramos para montar nossa própria metodologia para a criação de nomes. É essa metodologia que queremos apresentar neste artigo.
Metodologia Eture Design para o processo de naming
De modo geral, nossa metodologia consiste em 3 grandes etapas:
Elaboração de um briefing
Brainstorming de nomes
Seleção do nome
Sabemos que pode ser difícil começar essas etapas. Por isso, compilamos aqui algumas dicas importantes que podem ajudar no processo de naming.
1. Elaboração de um briefing
Um briefing bem definido é a base para um bom resultado na criação de um nome.
Para auxiliar a construir um briefing que realmente ajude nas etapas seguintes, existem cinco características que consideramos importantes.

2. Brainstorming de nomes
Depois de ter o briefing formado, chega a hora de começar a colocar ideias no papel em uma sessão (ou várias!) de brainstorming.
Inicialmente, definimos palavras e termos que identificam a marca. Depois disso, passamos à criação de opções de nomes seguindo técnicas variadas.
Importante: Mantenha a mente aberta e busque explorar todas as possibilidades! |
Em uma primeira etapa, mesmo nomes que podem parecer ridículos devem ser considerados. Quem sabe eles não levam a novas ideias?
É importante enfatizar que nessa etapa a quantidade vale mais que a qualidade. Qual a quantidade de nomes devemos criar? 100? 200? Mais? Sim. Muitos.
3. Seleção do nome
Depois de ter uma lista gigante de nomes, passamos para a etapa de seleção a partir de fatores técnicos e mercadológicos.
A escolha de um bom nome deve seguir alguns critérios. Na imagem a seguir, listamos alguns deles.

Como uma demonstração do resultado da aplicação da metodologia, aproveitamos para compartilhar também alguns dos nomes criados pela Eture Design.

Como pode ser visto, os nomes acima são dos mais diversos tipos de projetos. Mas uma coisa eles têm em comum: são coerentes e únicos.
É essa a importância de utilizar uma boa metodologia de naming: ela pode ser a chave para auxiliar na escolha de nomes exclusivos, fortes, marcantes e memoráveis que transmitem a essência da marca.
Gostou deste tema e quer saber mais?
Precisa criar um nome único e necessita de ajuda?
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