A identidade visual de uma marca vai muito além do nome, e o logotipo é só o começo
- eture design
- 13 de jun.
- 6 min de leitura
Para que uma marca seja facilmente reconhecida e lembrada, deve ter uma identidade visual completa, coerente e marcante
O nome não é a única forma de identificar uma marca.
Existem vários elementos que ajudam nessa identificação. Dentre eles, podemos destacar o logotipo.
logotipo s.m.
abrev. logo
representação gráfica personalizada de uma marca, que a identifica de forma única no mercado.
Ou seja, o logotipo nada mais é senão a principal referência visual que o consumidor tem de uma marca.
Normalmente, o logo é formado por um conjunto de símbolo (imagem) e tipografia (letras), que podem ser combinados de diversas maneiras. Em alguns casos, ainda, o logotipo pode ser formado apenas pelo texto ou apenas pela imagem. Este último caso é mais raro, pois, para uma marca ser reconhecida sem a representação do nome, ela já deve estar bem estabelecida no mercado (ex: Apple, Nike, Banco do Brasil).
Existem várias maneiras de categorizar logotipos. Uma forma comum de classificação é a partir de suas características visuais mais marcantes, como exemplificado na imagem abaixo.

Mas uma marca tem muitas formas de se expressar que vão além do logotipo.
Uma marca é como uma pessoa. Logotipo é a assinatura, mas cada pessoa tem sua forma de se expressar: sua voz, sua forma de vestir, seus gestos, suas vontades, suas músicas preferidas…
Para uma empresa, produto, serviço ou evento, isso também é verdade.
Como exemplo, podemos citar a própria Eture Design.
A Eture Design se posiciona como uma empresa de design gráfico que desenvolve projetos criativos e exclusivos, com cuidado em cada detalhe.
Considerando isso, criamos a assinatura da nossa marca - um logotipo que usa somente tipografia, com o objetivo de passar a ideia de elegância. Cada letra foi lapidada especialmente para formar a tipografia personalizada e única que representa a Eture, demonstrando nossa forma de trabalhar - sempre com um olhar atento para buscar o melhor resultado possível.

Ao mesmo tempo, queríamos deixar claro que a Eture é, sim, uma empresa que trabalha com soluções diferenciadas e criativas. Para representar isso, decidimos utilizar um símbolo que não aparecesse na assinatura principal, mas que fizesse parte da forma como a Eture Design se comunica visualmente. Atualmente, o símbolo se faz tão presente nas peças gráficas da Eture quanto o logotipo, sendo parte fundamental da identidade visual da marca.

Elementos menos óbvios também ajudam a identificar uma marca, como cores, estilo, estampas, padrões de posts para redes sociais, etc.
Seguindo com o exemplo da Eture, podemos dizer que a escolha da paleta de cores foi uma etapa muito importante.
Na nossa área de atuação, um portfolio com exemplos visuais é essencial. Trabalhamos em projetos com diversos estilos visuais e paletas de cores variadas, e poder apresentar esses projetos de uma forma clara e elegante é importante. Por isso, escolhemos trabalhar com uma paleta de cores neutra o suficiente para dar destaque para os projetos de portfolio, ao mesmo tempo que funciona bem o suficiente para ser utilizada sem outras cores de apoio.

Mas não é só isso: temos também um estilo definido para ícones. Esses desenhos são utilizados nos vários infográficos desenvolvidos para divulgar as áreas de atuação da Eture e para explicar alguns conceitos de design que não são muito conhecidos. Nesse caso, o padrão dos ícones formam uma parte da identidade menos objetiva - seguimos um estilo, e não uma regra.

Enfim… O logotipo, o símbolo da marca, a paleta de cores e o estilo dos ícones são elementos que ajudam a identificar a marca Eture. Ou seja, eles fazem parte da identidade visual da Eture Design.
identidade visual
conjunto de todas as características visuais que acompanham uma empresa, produto, serviço ou evento.
É importante ressaltar que, para criar uma identidade visual, não basta somente pensar em todos os elementos que representam uma marca. É imprescindível que esses elementos sejam coerentes com a personalidade da marca, seu propósito, missão e valores, para que a marca possa ter uma identidade clara aos olhos de seu público.
Existem, é claro, algumas ferramentas para facilitar a manutenção da coerência das características de uma marca. Uma delas é o Manual de Identidade Visual (MIV).
Mas afinal, o que é um Manual de Identidade Visual?
Para que uma identidade visual seja coerente em todas as aplicações, o designer gráfico responsável pela sua criação deve montar um Manual de Identidade Visual (MIV). Todas as informações necessárias para manter a identidade da marca precisam estar definidas nesse documento.
É importante que qualquer pessoa que for desenvolver um serviço gráfico ou visual para a marca tenha o MIV como referência - seja para criar posts, cartões de visita, letreiros, materiais publicitários, etc.
Cada marca é única e tem suas necessidades específicas. Isso significa que os elementos necessários para uma identidade visual pode variar dependendo da marca. Por exemplo, as necessidades de uma multinacional são completamente diferentes de uma fruteira de bairro, tanto pelo porte da empresa como pela natureza dos produtos e serviços prestados. Nada mais natural que o MIV seja adequado à realidade de cada um.
Mesmo assim, vale mencionar aqui alguns dos elementos que podem constar em um MIV:
Assinaturas visuais principais - variações do logotipo para diferentes aplicações
Assinaturas visuais alternativas - para usar em materiais que não suportam as versões principais
Área de segurança - espaçamento mínimo que o logotipo deve ter entre os outros elementos gráficos
Tamanho mínimo para impressão - em milímetros
Tamanho mínimo para materiais digitais - em pixels
Paleta cromática principal - cores que formam o logo
Paleta cromática de apoio - cores adicionais que devem ser utilizadas nos materiais da marca
Tipografia de apoio - famílias tipográficas que seguem a personalidade da marca e que devem ser usadas nos seus materiais
Grafismos - padrões ou símbolos que servem como elementos de apoio que podem ser usados em diversas aplicações
Um manual de identidade visual pode incluir até definições da arquitetura e da decoração (McDonald’s), por exemplo. Pode incluir também, em alguns casos, sons (Netflix) ou aromas (O Boticário). Existem inclusive exemplos de marcas que utilizam elementos táteis como parte da sua identidade (Paralimpíadas do Rio).
Enfim, existem muitas maneiras para uma marca se expressar e interagir com seu público. Por isso mesmo, é importante que as decisões tomadas em relação a uma marca sejam devidamente documentadas.
Até agora, falamos sobre como a identidade visual pode se comunicar: através de logotipo, elementos visuais, sons, cheiros e recursos táteis.
Mas existe um outro aspecto extremamente importante a se considerar quando se fala nesse assunto:
Quando devo investir em uma Identidade Visual?
Ao contrário do que muitos pensam, o investimento em uma identidade visual não é importante apenas no momento da criação de uma empresa, produto ou serviço. Existem também várias condições, internas ou externas, que exigem uma atualização ou até mesmo uma reformulação geral da identidade visual de uma marca.
Alina Wheeler, autora do livro Design de Identidade da Marca, definiu alguns momentos em que é recomendado investir em uma nova identidade visual.
Nós simplificamos e adaptamos esse conteúdo do livro, colocando nossa experiência no texto apresentado na imagem abaixo.

Você identificou seu projeto ou organização em algum desses momentos?
Até aqui, falamos bastante da identidade visual de marcas, mas vale lembrar também que a identidade visual é importante também para materiais gráficos em geral: livros e revistas também tem uma identidade visual própria, por exemplo.
Mas esse é um assunto que vamos deixar para outro dia.
Caso queira conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho com identidade visual de marcas, decidimos trazer alguns exemplos:

Nosco Espaço Terapêutico
Logotipo inspirado pela ideia de abrigo, proteção e união, transmitida através dos símbolos que remetem a colchetes, que envolvem e protegem o nome e que representam, também, o espaço físico da clínica.

Plena Gestão Societária
Projeto de identidade visual para um escritório voltado à prestação de serviços jurídicos societários para empresas. O símbolo é um monograma estilizado que representa agilidade, qualidade, organização e equilíbrio, conceitos definidos junto com as clientes.

Hotel Praça da Matriz
Projeto de atualização da identidade visual de um hotel situado em um prédio histórico. A marca passou por um processo de transformação que respeitou sua essência, ao mesmo tempo que trouxe um refinamento coerente com a personalidade do hotel.
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